Campinas - SP
Cancelamentos de voos da Azul em Viracopos: problemas técnicos afetam operações no aeroporto.

Painel do terminal aponta viagens canceladas para Brasília, Rio de Janeiro e Vitória. Companhia lamentou transtorno, mas não detalhou problemas técnicas, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil.
A Azul enfrentou mais um problema técnico no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e cancelamentos de voos foram registrados pela segunda vez em apenas quatro dias. A companhia aérea não forneceu detalhes sobre as questões técnicas que levaram a esses cancelamentos.
Além dos cancelamentos, a Azul também enfrentou interrupções e suspensões de voos em outras ocasiões, o que gerou preocupação entre os passageiros. A falta de transparência sobre os problemas técnicos que levaram a essas interrupções e cancelamentos de voos é um ponto de preocupação para os usuários do aeroporto. A segurança dos passageiros é a prioridade e é fundamental que a companhia aérea forneça informações claras e precisas sobre os problemas técnicos que afetam os voos.
Cancelamentos de Voos: Uma Questão Recorrente
A Azul cancelou 11 voos nesta sexta-feira (20), causando frustração e estresse em passageiros que se sentiram pegos de surpresa. A suspensão de pelo menos oito voos na terça-feira (17) já havia gerado reclamações por falta de orientação por parte da empresa. O painel de voos do Aeroporto Internacional de Viracopos lista os seguintes voos como cancelados:
* Partidas: Campinas – Brasília, às 6h05; Campinas – Vitória, às 8h45; Campinas – Marília, às 9h50; Campinas – Rio de Janeiro, às 11h35; Campinas – Goiânia, às 13h20; Campinas – Bauru, às 14h35
* Chegadas: Recife – Campinas, às 6h25; Porto Alegre – Campinas, às 7h35; Brasília – Campinas, às 10h; Marília – Campinas, às 12h30; Vitória – Campinas, às 12h40
A Azul informou que os cancelamentos foram comunicados com antecedência mínima de 24 horas e lamentou os transtornos. ‘Ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia’, afirmou. ‘Os Clientes estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com opção de reacomodação em outros voos da própria empresa.’
Impacto nos Passageiros
A empresária Adriana Magnado programou uma viagem com o filho para Vitória (ES), mas descobriu que o voo foi cancelado ao chegar em Viracopos. ‘Você paga uma passagem mais cara para chegar mais rápido no destino, chega aqui e você fica um tempão’, lamentou. ‘Perdi um evento que eu tinha em Vitória, e a gente não sabe nem a hora que vai embarcar, porque a menina falou que talvez tenha um voo às 18h.’
Já o cabeleireiro Luiz Antônio de Alcântara e a irmã planejaram passar o Natal em Campina Grande (PB), mas também tiveram o voo cancelado pela Azul. ‘Vão colocar para 22h, só que teve outro voo que foi cancelado, então eles estão procurando uma forma de reacomodar os passageiros’, disse. ‘Agora eles passaram uma carta [declaração de preterição] para a gente explicar o motivo, o que a gente pretende fazer aqui. Se vai para um hotel ou aguardar aqui no aeroporto. São mais de oito, 10 horas de espera. É um absurdo isso.’
Questões Técnicas e Suspensões
A Azul não informou o motivo exato dos cancelamentos, mas a empresa afirmou que os passageiros estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa também informou que somente nesta sexta-feira, dia 20, estão previstos 348 voos chegando e partindo do aeroporto de Viracopos.
As interrupções e suspensões de voos são uma questão recorrente no setor aéreo, e os passageiros estão cada vez mais insatisfeitos com a falta de orientação e assistência por parte das empresas. A Azul afirmou que está trabalhando para minimizar os impactos dos cancelamentos, mas os passageiros estão exigindo mais transparência e respeito por parte da empresa.
Fonte: @ G1